09/04/2018

Construção, reforma ou mudança?

Montamos um guia com dicas básicas sobre decoração.

Escolher o melhor tipo de piso, a cor das cortinas, a estampa das almofadas ou até mesmo a marca do chuveiro, tudo isso pode parecer uma tarefa bem difícil para quem está enfrentando uma construção ou vai passar pela reforma de um imóvel. Porém, vale ressaltar que a decoração é uma das fases primordiais de qualquer obra. É através dela que podemos expressar nossa personalidade, nossos gostos, nossas crenças e transformar a casa ou o apartamento em um verdadeiro lar.

 

AMPLIANDO OS AMBIENTES

Poucos espaços e cômodos apertados são uma realidade principalmente para quem mora em apartamentos ou casas compactas, mas alguns truques na decoração podem influenciar na percepção desses ambientes. O espelho é um grande aliado quando se quer dar amplitude ao espaço. A dica é que ele seja posicionado em paredes que refletem muitos objetos, como em frente a uma estante, por exemplo. As cores neutras, tanto nas paredes quanto nos móveis, também transmitem mais leveza aos ambientes, pois refletem luz. Nos cômodos, dê prioridade às portas e janelas de correr, pois ocupam menos espaço e ajudam no fluxo interno.

 

TENDÊNCIAS NA ILUMINAÇÃO

A iluminação tem sido cada vez mais explorada por arquitetos e decoradores e todos os anos surgem novidades nesse segmento para todos os gostos e bolsos. O destaque fica para a fita de LED, pelo custo-benefício e desempenho. A iluminação com a fita é discreta e uma opção complementar, que pode ser inserida em móveis, compartimentos, degraus, bancadas, etc. A iluminação retrô-industrial também ganhou destaque nos últimos anos. O projeto pode vir constituído de trilhos, cordas, fios, canos e holofotes, com um ar mais funcional e com uma reformulação bem moderna.

 

RECURSOS SUSTENTÁVEIS

Na decoração, a responsabilidade com o meio ambiente e com a sustentabilidade são essenciais. Antes de iniciar o projeto, converse com seu arquiteto ou designer. Existem diversas possibilidades entre materiais recicláveis e reaproveitáveis que podem ajudar na manutenção e até compor a decor. Os toques naturais também ajudam a harmonizar os espaços da casa. Flores, plantas e hortas são as opções mais comuns, mas quem é adepto ao verde, pode investir em um pouco mais de paisagismo.

O uso inteligente e criativo de móveis e objetos de decoração também somam para um resultado positivo. Outra dica é usar, com moderação, o papel de parede. Escolha uma opção que converse com a mobília. Independente de orçamento, as possibilidades para montar um espaço bonito e agradável são infinitas. Tenha sempre à disposição um bom profissional ou boas referências.

Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter e receba notícias e novidades sobre Casa e Decoração no seu e-mail.

Compartilhe