30/03/2017

Tendências 2017 | Por Constança Cardoso

Estivemos em mais um edição da Expo Revestir, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de março, em São Paulo. E, de lá, trouxemos muita inspiração, novidades, referências, dicas e todas as tendências deste ano para o setor de Arquitetura e Construção. Confira!

CORES

A Pantone lançou o tom Greenery para 2017! É um verde bem refrescante com uma pequena dose de amarelo. A inspiração foi a natureza dos primeiros dias de primavera que são bem frescos e revitalizantes. O azul e a paleta de tons de cinza, indo do branco ao chumbo, farão bastante sucesso principalmente para a pintura da casa.  Além dessas, a Pantone aposta também em tons que imitam fibras naturais, materiais recicláveis e nudes como tendências deste ano.

ILUMINAÇÃO

A última tendência para ambientes corporativos são os sistemas de iluminação que usam o Big Data - quando sensores são instalados nas luminárias para captar dados e regular a frequência de luz conforme a necessidade do ambiente. Esse novo sistema contribui com a economia de energia dos prédios comerciais e tende a ser o futuro dos projetos de iluminação corporativos.

Para quem procura modelos de lustres modernos no mercado, as últimas tendências misturam materiais como cordas, couro e vidros;  modelos retrôs dos anos 50 e 60; estilo industrial (contínua forte) e metalizado com ares contemporâneos.

REVESTIMENTOS

Como em outros anos, continuarão como tendência em 2017 os porcelanatos com efeito: cimento queimado, madeira, mármore, aço corten, assim como os revestimentos 3D, ladrilhos, hexágonos e também cobogós e porcelanatos que reproduzem madeira. As cerâmicas que imitam a azulejaria portuguesa também estarão em alta neste ano, porém com nova roupagem.

As novidades ficam por conta do porcelanato madeirado em alto brilho imitando os laminados de armários e os que imitam tecidos como o linho. Peças cimentícias com brilho também são hits do momento, mas isso não significa que os acetinados sairão de linha.

Os tijolinhos também estão com tudo! Eles são um ótimo aliado em espaços industriais e ainda trazem a sensação de aconchego ao ambiente. Para quem estiver querendo uma mudança ainda mais radical em casa, vale investir em uma das maiores tendências de decoração de 2017: o geométrico. A estampa aparece em revestimento de pisos e paredes, papéis de parede e objetos decorativos como almofadas e tapetes, além de roupas de cama e mesa.

METAIS

Para este ano, a aposta da Deca é o cinza mate (Grey Mate) em metais. A linha inox continua em alta e o dourado também. O cobre escovado será uma aposta em torneiras. A tecnologia Deca Comfort evita que a água de torneiras, por exemplo, espirre em toda a cuba e no usuário, dando maior eficiência também aos novos modelos de cubas lançadas pela marca que são bem mais rasas.

A Astra trouxe este ano o Sistema Ecotok que possibilita a transformação de qualquer torneira de mesa metálica convencional em uma torneira acionada por um simples toque e desligada com um segundo toque.

A Lorenzetti trouxe este ano a linha Acqua Duo Ultra. Compatível com aquecedores solares, a linha possui, ainda, aquecimento elétrico e duas opções de banho: chuveiro, que tem jato mais espaçado, e ducha, com jato direcionável e concentrado. Além disso, pode ser usada em áreas com baixa pressão de água graças à tecnologia press plus, que proporciona jatos de alta performance independentemente das circunstâncias.

DECORAÇÃO EM GERAL

O mármore é um material nobre que torna o ambiente elegante. Se quiser deixar sua sala mais estilosa, invista nesse item. Além disso, é possível escolher entre diversos tons. Outras escolhas para este ano: mobiliário clássico com dourado e azul, por exemplo. Estilo oriental (estampas orientais). Madeira em todas as suas formas. Se o assunto for cor, o verde é a aposta certa para o ano. Que tal uma poltrona, um sofá ou um buffet nesse tom? As peças combinam bem com o estilo retrô ou escandinavo. O estilo industrial promete continuar em destaque. Que tal aproveitar a onda e substituir as cadeiras de sua cozinha por bancos de bar? São peças descontraídas e as visitas vão adorar.

Espero que nossas dicas de ajudem e te inspirem, mas não esqueça que o mais importante é seguir o seu coração e deixar o ambiente com a sua personalidade. Beijos!

Constança Cardoso – Designer de Interiores/ABD 14274

Contato: 77 98803 4002 / 2101 9554

Fontes: Lorenzetti, Deca, Astra, Manufatti, Pantone , Suvinil e Coral.

Compartilhe