04/11/2016

Mãos à obra com Neuma de Lima

O paisagismo é uma área destinada à elaboração de projetos que visam a preservação de espaços livres e a valorização das micro e macro-paisagens. O desenvolvimento dessa profissão requer conhecimento em diversas áreas, como a arquitetura, agronomia, ecologia e sociologia. Nos últimos anos o paisagismo alcançou grande popularidade, como afirma a Engenheira Agronômica e especialista em Paisagismo e Plantas Ornamentais, Neuma de Lima: “As pessoas têm buscado esse redescobrimento da beleza dos jardins, talvez pela necessidade de fuga dos ambientes estressantes causada pelas atividades diárias e pela paisagem urbana”.

,

A convite da C. Amorim, a Nelma contou um pouquinho sobre essa profissão e suas formas de atuação. Acompanhe!

Quando uma pessoa deve contratar um projeto de paisagismo?

Um projeto de paisagismo é indicado para quem busca algo diferente daquilo que está acostumada a observar; tem a ver com algum sentimento que ele deseja exteriorizar através de uma paisagem, ou seja, o projeto paisagístico é capaz de transformar o abstrato em algo concreto. Além disso, as técnicas do paisagismo beneficiam tanto o profissional que as desenvolve quanto o cliente que contrata seu projeto, considerando que a profissão abrange qualidade de vida, preservação da natureza, criatividade e terapia.

Qual é a receita para um bom projeto de paisagismo, que atenda todas as expectativas do cliente?

O segredo é o planejamento com base nas características de quem está contratando o profissional. Por isso, inicialmente é feito um levantamento de informações importantes, como localização da área, clima, rotina e costumes do proprietário, presença de crianças e animais na área, preferência de cores, espécies vegetais existentes no local, etc. É de fundamental importância avaliar e conhecer os gostos e necessidades de quem irá desfrutar dos espaços. A participação efetiva do proprietário na elaboração do projeto também irá contribuir para a manutenção e o bom uso do local.

Como o paisagismo contribui na qualidade de vida da população?

O paisagismo contribui bastante para o bem estar físico e mental, pois procura aliar conservação com contemplação, criando ambientes agradáveis que podem proporcionar lazer, através dos jardins, praças, parques, áreas verdes, bonitas e agradáveis, para passeios, descanso, prática de esportes, etc. O paisagismo atua como um fator de equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, restaurando a paisagem natural.

Qual a relação do paisagismo com a construção? Como essas duas áreas interagem entre si?

O paisagismo e a construção civil caminham juntas. Ao idealizar a construção de um jardim, seja em ambiente público ou particular, deve-se ter em mente que existem caracteres ligados à construção civil que devem ser bem planejados a fim de evitar possíveis dissabores no futuro. O projeto paisagístico é composto de diversas pranchas, elaboradas de acordo com as necessidades da área trabalhada, podendo ser composto por projeto arquitetônico, projeto botânico, projeto hidráulico, projeto elétrico e projetos de engenharia civil.

 

Contato Neuma de Lima: neumed07@hotmail.com

Compartilhe