01/04/2016

Mãos à obra com Leila Leite

Neste mês, estamos dando início a uma série de entrevistas com profissionais e especialistas que são responsáveis pela construção, reforma, manutenção e decoração de imóveis. Durante todo o ano, vocês, clientes e parceiros das lojas C. Amorim, irão acompanhar dicas, novidades, consultorias e orientações para ajudar na sua obra.

E para estrear o “Mãos à obra”, convidamos a arquiteta e urbanista, Leila Leite, que falou sobre a importância de contar com uma equipe multidisciplinar na reforma ou construção. Ela também deu várias dicas para quem quer realizar uma obra com sucesso. Confira!

Por que é importante contratar um profissional de arquitetura na hora de construir ou reformar?

Esse profissional é apto para dar todo o suporte na elaboração de qualquer projeto e também capaz de auxiliar no gerenciamento de reformas ou construções. O arquiteto tem uma atuação ampla e deve estar entre os primeiros profissionais consultados para o desenvolvimento de qualquer projeto. É ele quem elabora a planta adequada para o espaço disponível, através de conhecimentos técnicos e muita criatividade, visando atender as necessidades e anseios dos clientes.

Quais são as primeiras coisas a se pensar para quem vai construir ou fazer uma reforma?

Planejamento antes de tudo. Pensar no que realmente quer, em suas necessidades e na adequação dos seus sonhos à sua disponibilidade física e financeira para alcançar bons resultados. Depois disso, procurar profissionais capacitados que poderão lhes dar suporte e auxiliar em todas as etapas da obra. Além da contratação do arquiteto(a), é importante contar com uma boa indicação de outros prestadores de serviços, como: pedreiros, encanadores, eletricistas, gesseiros, ceramistas, carpinteiros, marceneiros, entre outros.

Para quem quer ter um ambiente bonito gastando pouco, quais são suas dicas?

Nesse caso, entrará mais uma vez a figura do arquiteto para auxilar nesse processo. Ele é quem verifica se há necessidade de reforma utilitária ou trata-se apenas de uma questão funcional e de estética. O arquiteto e/ou designer de interiores ajudará a encontrar os melhores móveis, adornos, objetos, entre outros elementos que possam se adequar à funcionalidade e estética do ambiente. Além disso, essa consultoria ajudará na troca de pintura, iluminação apropriada e outras exigências do cliente. Ele também saberá auxiliar para obtenção de elementos de baixo custo para uma reforma econômica.

Quais são suas apostas para 2016 (cores, texturas, revestimentos, móveis, objetos)?

O vintage e as releituras, principalmente das décadas de 60 e 70, continuam em alta na decoração, na mobília e também nos pisos e revestimentos. Nesse caso,  temos o geometrismo, alto relevo, além dos clássicos: imitação de madeira, mármores e os cimentícios. As paletas de cores são variadas, indo dos candy colors às cores mais fortes; dos off whites às variações dos cinzas e beges. Ou seja, você deve usar o senso estético e bom gosto para fazer um ambiente eclético, clássico ou moderno.

SeloDeixe um recado para inspirar os clientes da C. Amorim?

Reforço a necessidade de contratar um(a) bom(a) arquiteto(a), com quem se identifique e confie. O arquiteto é um generalista e humanista que pensa a obra como um todo, por isso é indispensável na construção ou reforma.

E para contratar a Leila Leite?

Praça Orlando Leite, Edf. Gil Moreira, sala 01, Recreio. Vitória da Conquista/ Bahia.

Telefones para contato: (77)999613622/ (77)34216333/ (71)999664225

Compartilhe